São a mais recente inovação no campo sistêmico
A Constelação como processo terapêutico é na realidade uma linguagem através da qual o individuo pode comunicar suas questões ou situações emocionais-psicológicas em determinado âmbito de sua vida. Essa é uma linguagem cujos componentes (“palavras”) são os representantes escolhidos pela pessoa que apresenta o problema e sua gramatica está construída, implícita nos posicionamentos desses representantes, uns em relação aos outros, em uma verdadeira dança sistêmica; distâncias, aproximações, afastamentos, ângulos de posicionamento relativo, perspectivas, pontos de atenção do olhar, tônus muscular(força-fraqueza), etc. As mudanças geradas ao longo da constelação nesses mesmos elementos; mudanças que podem se espontâneas ou induzidas pelo facilitador ou constelador, compõem o caminho para a solução plena ou parcial da questão proposta pelo cliente.
Esse modo como estou explicando as constelações é basicamente o modo estruturalista, que define estrutura como o modo como os elementos de uma situação estão relacionados, conectados em dado momento, muito semelhante a como é apresentado por Matthias Varga Von Kibed e sua companheira Insa Sparrer. Este é um enfoque diferente daquele apresentado por Bert Hellinger e sua fenomenologia nas constelações familiares. Nas Constelações Estruturais é muito clara a visão construtivista da Programação Neurolinguistica de Grinder e Bandler com seus estudos da gramatica e sintaxis comportamental.
Quando você assiste uma constelação estrutural nota muitas semelhanças às familiares de Hellinger, entretanto observa imediatamente as seguintes diferenças: em geral é mais leve, rápida e objetiva; o constelador, devido a seu conhecimento da gramática dessa linguagem, é mais ativo no processo e no movimento dos representantes, promovendo mudanças e rituais com expressões físicas e verbais que promovam as soluções sistêmicas com mais velocidade e eficiência.
As Constelações Funcionais Sistemicas®, assim batizada por mim, Fernando Dalgalarrondo, são o resultado de um feliz encontro desses dois enfoques; as familiares de Bert Hellinger, as estruturais de Matthias Varga, a Hipnose Ericksoniana, a Programação Neurolinguistica de Grinder e Bandler, e mais de quarenta anos de experiência com psicoterapia.
Podemos trabalhar com um grupo de pessoas, tendo as mesmas como representantes nas constelações propostas, e também podemos trabalhar individualmente usando bonecos, cadeiras, objetos em geral, desenhos em papel, e a imprescindível imaginação do cliente como representantes em uma constelação que se queira trabalhar.
Esse formato permanece em constante desenvolvimento, pois trabalha com o CONCEITO DE APRENDIZAGEM CONTINUADA.
Próxima turma
A definir 2 dias das 9:00 às 18:00
Campinas – SP
Campinas – SP
16 Horas
no total
Fernando Dalgalarrondo
Orientador
Descubra uma metodologia que irá mudar sua vida
Conhecer as constelações funcionais, uma nova ferramenta de coaching sistêmico, nova e com um enorme potencial para os contextos familiar, organizacional e grupais em geral.
Descobrir a visão sistêmica em um desenvolvimento organizacional, em consultoria e na prática profissional do dia a dia.
Além do trabalho com Grupos, também irá aprender como constelar individualmente.
Ao finalizar este curso você terá descoberto, de modo prático e experiencial:
Outra maneira de lidar e direcionar as questões que te preocupam em tua empresa, em teu trabalho, com teus clientes ou teus grupos
Uma ferramenta nova e potente para saber o que está acontecendo em uma organização e como solucioná-lo
Como construir e facilitar que uma empresa seja saudável, bem sucedida e criativa
Exercícios e estratégias praticas para introduzir as constelações organizacionais no contexto de trabalho
Para que questões são úteis as constelações organizacionais, e como podem ser utilizadas
Exercícios e chaves sistêmicas para o trabalho de coaching
Muito mais que uma simples ferramenta
Certamente, depois deste curso, você vai mudar a forma como pensa os problemas, o modo como toma decisões, valorizar as opções e integrar novos elementos não vistos antes, e focalizar nas soluções. Vão se abrir novas possibilidades em teu trabalho cotidiano.
É um curso eminentemente prático, apoiado nas novas perspectivas teóricas abertas pelas constelações. O curso inclui a experiência com algum caso proposto pelas pessoas participantes.
Para quem é recomendado este curso:
Diretores, Gestores de RH e Inovação, Gerentes, Consultores
Consteladores Familiares, Mediadores e Educadores
Coaches, Psicólogos, Assistentes Sociais e outros Profissionais
Qualquer pessoa que pretenda ter uma compreensão mais completa da complexidade dos sistemas em uma maneira nova e diferente. Para aqueles que desejam introduzir melhorias em sua organização